+18. Aposte com responsabilidade. Odds sujeitas a alteração.

"Me senti na obrigação de fazer o MIBR estar no topo novamente", crava cogu em exclusiva

Novo manager e treinador do MIBR falou sobre retorno à gloriosa tag e os planos para o futuro

por Gabriel Melo / 29 de Out de 2020 - 15:40 / Capa: Divulgação/MIBR
Um dos responsáveis por colocar o MIBR sob o holofote mundial, ainda na era 1.6, Raphael "cogu" Camargo foi o nome escolhido pela organização para liderar o novo capítulo que se inicia na tag, que não conta mais com o "trio de ouro" Gabriel "FalleN" Toledo, Epitácio "TACO" de Melo e Fernando "fer" Alvarenga". Em entrevista à DRAFT5, o veterano se mostra preparado para a missão.

"Com todos os acontecimentos recentes, com os grandes nomes não estando mais presentes, me senti na obrigação de aceitar esse desafio e fazer o MIBR estar no topo do pódio novamente", afirma cogu de forma categórica.



Inexplicável é a palavra que cogu utiliza para descrever poder voltar a vestir a camisa do MIBR de forma oficial: "Sempre me senti MIBR. Aqui é a minha casa. Minha história se escreveu aqui dentro. É simplesmente mágico vestir essa camisa. Ela tem o poder de nos agigantar, um manto sagrado. Voltei a vesti-la, mas ela nunca saiu do meu coração".

O retorno de cogu ao time, agora para trabalhar nos bastidores como manager e treinador, dividiu a comunidade de certa forma. Muitos foram aqueles que comemoraram a escolha do veterano para liderar esse recomeço, mas não se pode deixar de lado aqueles que viram tal contratação de forma cética até porque o ex-profissional já nem fazia mais parte do mundo do Counter-Strike por estar se aventurando em outro FPS.

Para cogu, o fato de ter se dedicado nos últimos meses ao VALORANT não afeta voltar ao CS para assumir um cargo de gerência no MIBR. Na opinião do veterano, só afetaria caso tivesse aceitado retornar como jogador.

"Estava jogando VALORANT há três meses e CS joguei por volta de 20 anos. É como andar de bicicleta, não se desaprende. E, apesar de estar jogando mais o outro jogo, nunca deixei de acompanhar e assistir os campeonatos e metas atuais", aponta.

Cogu foi anunciado pelo MIBR no dia 21 deste mês para assumir as funções de manager e treinador do time. O veterano explica que, "hoje, o nosso foco está mais na função de gerente. Muitas coisas precisam ser resolvidas fora do jogo, para que não afete a mente dos jogadores e eles fiquem 100% focados. Porém, eu que tenho marcado todos os treinos e realizado os táticos com o time, ajudando no individual de cada jogador".

Divulgação/MIBR


Quanto ao fato de ter vínculo com a organização até o final deste ano, cogu expõe que foi "uma decisão em comum entre todos. Temos um caledário de campeonatos a serem cumpridos. Mas não queremos só cumprir, queremos o melhor, ganhar. Já para o próximo ano, deixaremos isso para um próximo passo".

A contratação do campeão da ESWC 2006 não foi a única novidade recente apresentada pelo MIBR. A equipe também definiu os jogadores que, de forma temporária, estão ocupando as vagas daqueles que saíram: Vinicius "v$m" Moreira, Lucas "LUCAS1" Teles e Leonardo "leo_drunky" Oliveira.

O veterano revela que fez parte de todas essas escolhas: "Tivemos longas conversas com diversos nomes, porém fomos peneirando até chegarmos nesses dois monstros que são o v$m e o leo. Ambos têm uma personalidade compatível com todos os outros jogadores".

O agora manager do MIBR elogia também as fases recentes dos emprestados por DETONA Sharks, dizendo que a dupla mostrou a ele e os outros integrantes "que tomamos a decisão correta". Cogu ainda deixa escapar que existe, sim, a possibilidade e a vontade do MIBR de cotinuar com tais jogadores.

"São jogadores de alto calibre, bons e com sede de vitória. Quem não quer um jogador assim no time?", indaga.

Por ser um elenco novo, o MIBR pode estar passando pelo período de definição das funções dos jogadores dentro do jogo. Cogu fala que há muita conversa entre os jogadores, mas se esquiva sobre como cada um irá se comportar: "O que posso falar é que o kNg será o nosso IGL".
Continua depois do anúncio

+18. Aposte com responsabilidade. Odds sujeitas a alteração.

Saiba Mais Sobre