+18. Aposte com responsabilidade. Odds sujeitas a alteração.

Oito torneios em LAN do ESL Pro Tour são anunciados para 2021

Juntos, torneios contarão com $4.5 milhões em premiações; circuito passa por diversas alterações para melhorar experiência da torcida e dos atletas

por Lucas Benvegnú / 22 de Set de 2020 - 12:17 / Capa: Timo Verdeil/ESL
A ESL e a DreamHack anunciaram na manhã desta terça-feira (22) seus planos de sediarem ao menos oito eventos em LAN em 2021, todos eles parte do ESL Pro Tour, circuito da organizadora de eventos alemã, que trouxe a informação através de suas redes sociais.



Por sinal, estão previstos dois eventos a menos do que o originalmente planejado ainda antes da pandemia de coronavírus. Ao todo, a premiação total distribuída ao longo dos oito campeonatos será de $4.5 milhões. Segundo as organizadoras, foram feitas profundas mudanças na forma como são agendados os torneios, após contato com jogadores e times.

Tais alterações visam aliviar o estresse e o burnout dos atletas, além do próprio calendário. Nos últimos anos, os torneios presenciais sediados por ESL e DreamHack aconteciam normalmente em apenas uma semana, começando na terça-feira e perdurando até o domingo.

A partir de 2021, estes torneios, geralmente com premiação superior a $250 mil, serão realizados através de duas semanas, contando com uma parada entre a fase de grupos e os playoffs. Segundo a empresa alemã, essa medida também possibilitará uma cobertura maior de sua parte.

Foto: Adela Sznajder/ESL Se tudo correr bem, Cologne, a Catedral do Counter-Strike, voltará a sediar um grande campeonato em 2021 | Foto: Adela Sznajder/ESL


Ainda de acordo com a ESL, essas alterações favoreceram diversas equipes, visto que os vôos das mesmas não serão agendados automaticamente para o dia após o fim do evento. Para as treze equipes que assinaram o "Acordo do Louvre", garantindo participação na franquia da ESL Pro League, isso teria representado um acréscimo de, em média, 17 dias em casa de acordo com seus resultados em 2019.

"O tempo entre as semanas de jogo será usado para criar conteúdo sobre jogadores em específico que alcançaram os playoffs. Enquanto os times preparam suas táticas, a ESL cria novos trailers, entrevistas e análises táticas para todos os confrontos da semana. Com esse novo formato, o ESL Pro Tour traz jogadores e torcedores para mais perto da ação", declarou a empresa.

ESL quer proporcionar uma experiência que aproxime o público da ação | Foto: Helena Kristiansson/ESL


No mesmo comunicado em que revela estas mudanças, a organizadora de torneios informou que terá, para 2021, um novo estúdio em solo europeu que "usará as últimas tecnologias visando otimizar a experiência de jogo para jogadores e espectadores ao redor do mundo".

O estúdio ainda será utilizado para sediar partidas de fase de grupos, mas pode vir a sediar todo um torneio dependendo de como a situação acerca do coronavírus se desenrolar no ano que está por vir. Abaixo, você confere os torneios do ESL Pro Tour para 2021:

IEM Katowice - 16 a 28 de fevereiro - $1 milhão em premiação
ESL Pro League S13 - 10 de março a 18 de abril - $750 mil em premiação
DreamHack Masters - 3 a 13 de junho - $250 mil em premiação
 ESL One Cologne - 6 a 18 de julho - $1 milhão em premiação
IEM Melbourne - 17 a 22 de agosto - $250 mil em premiação
ESL Pro League S14 - 1 de setembro a 10 de outubro  - $750 mil em premiação
IEM - 14 a 24 de outubro - $250 mil em premiação
IEM - 2 a 12 de dezembro - $250 mil em premiação

*Tais datas estão sujeitas a alterações.

Abaixo, você confere o modelo de calendário apresentado pela ESL para 2021:

Torneios Masters:
Semana 1:
Quinta a domingo - Fase de Grupos
Semana 2:
Sábado a domingo - Playoffs

Torneios dos Campeões Masters:

Semana 1:
Terça-feira a quarta-feira - Eliminatórias
Quinta-feira a domingo - Fase de grupos
Semana 2:
Sexta-feira a domingo - Playoffs

De acordo com a ESL, o novo formato de competições ocupará 24 semanas do calendário. Tal planejamento deixa em aberto 21 semanas, ou 15 semanas, no caso de existirem dois Majors no próximo ano. Um dos primeiros a repercutirem as mudanças foi o Diretor Criativo da Flashpoint, rival da empresa alemã, o britânico Duncan "⁠Thorin⁠" Shields, que classificou o novo calendário como "uma piada".

Continua depois do anúncio

+18. Aposte com responsabilidade. Odds sujeitas a alteração.