+18. Aposte com responsabilidade. Odds sujeitas a alteração.

G2000: hallzerk - O sangue novo do time

AWPer da Dignitas é mais um protagonista de nossa série, tendo nascido em 14 de julho de 2000

por Lucas Benvegnú / 08 de Jul de 2020 - 15:02 / Capa: Arte/DRAFT5
Situada ao norte da Europa, na região Escandinávia, o Reino da Noruega é referência em IDH, sendo líder no mundo, com 0,954. Dentre seus quase cinco milhões e quatrocentos mil habitantes, poucos destacam-se em um cenário tão competitivo como o de Counter-Strike.

De imediato, relacionando o país ao CS:GO, é possível lembrar de nomes já consagrados, como o do longevo membro da vitoriosa FaZe Clan Håvard "rain" Nygaard, ou até mesmo de Joakim "jkaem" Myrbostad, entry fragger da 100 Thieves. Entretanto, outro que vem cavando seu espaço entre os grandes nos últimos tempos é o jovem Håkon "hallzerk" Fjærli, de apenas 19 anos, protagonista de mais um episódio de nossa série G2000.

Confira outros episódios:

INÍCIO EM MARCHA LENTA

Competitivamente falando, o jovem Håkon começou a atuar aos seus 15 anos, por um time mix chamado de Tien Len EK, passando por outro mix, mas dessa vez sueco, ao lado de nomes como Hampus "hampus" Poser e Alfred "RuStY" Karlsson, onde alcançou um de seus primeiros campeonatos dos quais se têm registros: a seletiva fechada do continente europeu para a DreamHack Open Austin 2017.

Sem grandes êxitos e já aos 16 anos, hallzerk viria a se aventurar com outros jovens noruegueses sob a tag de En av de lette, time que chegaria às semis da seletiva aberta para o Minor Europeu que levava ao PGL Major Kraków 2017, batendo a eXtatus do G2000 David "frozen" Čerňanský em seu caminho, mas sucumbindo à Outlaws do até então desconhecido búlgaro Cvetelin "CeRq" Dimitrov A escalação viria a se transferir para a Zoctai, onde a estadia de hallzerk duraria aproximadamente quatro meses, com o AWPer seguindo carreira pela também norueguesa B3X. Sem sucesso novamente.

Não seria a última vez que hallzerk lidaria com B3X. Já aos 17 anos, no começo de 2018, o norueguês fecharia com a Nordavind, equipe que ganhou vida após o rebrand da antiga B3X. Pela organização de seu país, o prodígio teria um batismo de fogo, enfrentando logo de cara uma LAN: a BYOC da Copenhagen Games 2018.

Apesar da queda precoce na seletiva, Håkon tirou de letra o desafio, emplacando o rating de 1.18 ao longo de cinco mapas disputados, tendo caído apenas perante a The Imperial de nomes como Rokas "EspiranTo" Milasauskas e Nemanja "nexa" Isaković, hoje capitão da G2, que viria a ser a grande campeã do torneio principal em solo dinamarquês.

Foto: HLTV.org hallzerk em sua primeira LAN junto à Nordavind, a BYOC da Copenhagen Games 2018 | Foto: HLTV.org


As boas atuações perduraram pelos compromissos online da equipe, com o norueguês auxiliando seus companheiros a alcançarem vagas em diversos classificatórios fechados do velho continente, como o da DreamHack Open Valencia 2018 e o do Minor Europeu para o FACEIT Major London 2018, onde apesar da discrepância de qualidade entre as equipes participantes, o jovem prodígio não escondeu sua qualidade, mostrando boas performances entre os grandes.


Apesar do insucesso em levar a Nordavind a alçar vôos ainda mais altos, hallzerk fechou 2018 em alta, sendo vice-campeão da Telenor League Fall 2018 Finals, uma das principais LANs de seu país, onde emplacou o rating 2.0 de impressionantes 1.41, sendo este o mais alto do torneio.Já 2019 não começou muito bem para a equipe, que optou por reformular quase que completamente seu elenco. Não à toa, hallzerk foi o único remanescente da antiga escalação norueguesa. A ele se juntaram os experientes Jørgen "cromen" Robertsen, que havia tido algum sucesso com a FaZe em 2018, sendo campeão da ESL One: Belo Horizonte enquanto atuava como stand-in pelo mix europeu, Ruben "RUBINO" Villarroel, capitão ex-North, Dignitas e Heroic, e Jesper "tenzki" Plougmann, com passagens por Dignitas e The Imperial, onde havia sido campeão da DreamHack Open Summer 2018.

À primeira vista, o jovem AWPer poderia muito bem parecer um intruso entre tantos nomes já consagrados em níveis mais altos do Counter-Strike mundial. Entretanto, sua evolução junto ao time foi mais do que notável. Apesar de mais uma vez ter falhado em colocar sua equipe no torneio principal, hallzerk se saiu bem na BYOC da Copenhagen Games 2019, finalizando sua participação em LAN com 1.30 de rating 2.0.

Foto: HLTV.org hallzerk durante mais uma participação na CPH Games, onde voltou a mostrar serviço em uma das LANs mais populares do Counter-Strike mundial | Foto: HLTV.org


Em mais uma campanha de vice da Telia League Spring 2019, em maio daquele ano, o norueguês mostrou consistência nas disputas presenciais, ficando com 1.29 de rating na disputa, estendo sua boa fase para o online, onde foi crucial para levar sua equipe à seletiva fechada do Minor Europeu para o Major de Berlin. Já em julho, veio uma de suas primeiras conquistas: o título da LOOT.BET Smack My Beach Cup, torneio que contou com a participação dos brasileiros da Sharks, onde hallzerk foi destaque absoluto da grande final, onde ele e seus companheiros derrubaram a russa forZe para assegurarem o título e sua fatia de $10 mil da premiação.


Apesar de destruir em diversas outras seletivas online, hallzerk falhou em levar sua equipe a grandes campeonatos presenciais, mesmo se destacando nos classificatórios para as paradas da DreamHack Open Winter e Sevilla. Seu esforço não foi em vão. Em novembro, surgiriam os primeiros rumores do interesse da Dignitas em sua contratação.

A organização norte-americana queria um sangue novo para sua nova escalação masculina de Counter-Strike, que contaria com os cinco campeões de Major pela Ninjas in Pyjamas em 2014. Certamente, uma proposta de tal calibre é algo notável para um jovem que naquele momento estava no auge de seus 19 anos.

Com a demora nas negociações, ainda houve tempo para o AWPer ficar com mais um vice na Telia League Fall 2019 Finals e conquistar a ESEA Advanced S32, sendo que nesta última ele ostentou o incrível rating de 1.56 na disputa dos playoffs, sendo o maior destaque da Nordavind no acesso à Premier.

CHANCE DE OURO

Tardou, mas não falhou. Já no início de 2020, hallzerk foi movido para o banco da Nordavind. Já não era mais segredo para ninguém. Dois dias depois, o jovem prodígio norueguês foi oficializado pela Dignitas, ao lado do consagrado quinteto ex-NiP que dominou os primórdios do CS:GO.



Jogando junto de Adam "friberg" Friberg, Richard "Xizt" Landström, Patrik "f0rest" Lindberg e Christopher "GeT_RiGhT" Alesund, o juvenil ainda tem em seu respaldo Robin "Fifflaren" Johansson como seu treinador. Os resultados não demoraram a vir. Logo nas primeiras semanas, passeio na seletiva aberta para o Minor Europeu, onde hallzerk acumulou o segundo rating mais alto da competição, com 1.35 ao longo de cinco mapas disputados.



Já na fase fechada do classificatório, hallzerk foi crucial para o êxito de seu time, que viria a garantir vaga no extinto Minor Europeu: rating de 1.17, taxa de impacto de 1.28 e o ADR de 80.9, números notáveis em um campeonato que contou com algumas das melhores equipes do velho continente.


Mas nem só de alegrias o 2020 de hallzerk vem sendo. Com sua equipe sendo uma das fundadoras da Flashpoint, era suposto que o AWPer disputasse a primeira temporada da competição. Infelizmente, por conta de problemas com seu visto, o atleta não pode participar do torneio, sendo substituído por Ladislav "GuardiaN" Kovács em solo norte-americano e ficando de fora dos treinos do time por quase um mês.

O período afastado de seus companheiros não parece ter afetado-o, visto que na Elisa Invitational 2020, evento que marcou seu retorno ao quinteto, o jogador ostentou sonoros 1.32 de rating, ficando positivo em 7 dos 8 mapas disputados pela escalação majoritariamente sueca no torneio e sendo mais do que crucial para a classificação da equipe à BLAST Premier - Spring 2020: European Showdown.

VERSÁTIL E DE MIRA AFIADA

hallzerk sabe muito bem se adaptar ao estilo de jogo adversário e às diversas situações encontradas durante as partidas. Agressivo na medida certa, o AWPer sabe o caminho para buscar as first kills no round, concedendo uma boa vantagem inicial a seus companheiros e voltando em segurança para o jogo coletivo.

Sem fama de baiter ou algo do tipo pejorativo, Håkon é daqueles que não fogem da briga, buscando o jogo e procurando sempre correr o mínimo de risco possível. Sua disciplina tática e seu reflexo também são pontos a serem destacados, bem como sua versatilidade. Obviamente, o jovem prodígio se destaca com a Big Green em suas mãos, mas nos pistol rounds e com a AK-47 ele também é mais do que capaz de fazer estrago.


De CT, promove a agressividade inicial para depois recuar e jogar em dupla de dentro do bombsite. De TR, a paciência é uma de suas principais qualidades. Se necessário, ele chama no clutch e resolve sempre que possível, graças à frieza nórdica que possui.

Talvez a Dignitas não seja o lugar onde hallzerk vai demonstrar todo seu imenso potencial, mas cercado de grandes lendas que esbanjam experiência dentro e fora do jogo, é difícil não vê-lo como um dos principais jogadores a se ficar de olho para os próximos anos. A busca por uma equipe de fora da Noruega já foi um passo importante para que ele alçasse vôos maiores e, possivelmente, é apenas um dos capítulos que ainda serão escritos pelas mãos deste jovem prodígio.
Continua depois do anúncio

+18. Aposte com responsabilidade. Odds sujeitas a alteração.

Saiba Mais Sobre